Você conhece os veículos de investimento em startups?

1) Investimento Anjo: realizado por pessoa física em troca de participação na empresa. Esse investidor acredita muito no potencial da startup e normalmente possui uma rede grande contatos que serão importantes para alavancar o negócio, bem como pode se tornar um mentor para o empreendedor, agregando conhecimentos e experiências.

2) Aceleradoras: ajudam a transformar o produto ou serviço da sua empresa em um negócio escalável. Elas apoiam a startup de forma que o negócio saia do lugar que está e chegue em outro nível de forma muito rápida. São aplicadas metodologias de aceleração, há conexão dos empreendedores com investidores e executivos e programas de mentoria. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária.

3) Seed (Capital/Fundo Semente): tem como foco o ganho de capital por meio de investimento de longo prazo em startups em estágio inicial, mas que já estão mais estruturadas, com clientes e o produto ou serviço já definido, mas que ainda dependem de investimento para sua expansão.

4) Venture Capital: foco em startups que já estejam em processo de alto crescimento. O montante investido no negócio também é maior, na média dos milhões. Com isso, o objetivo de Venture Capital é ajudar a empresa a crescer mais, podendo chegar até uma fusão, uma operação de venda, ou até a abertura de capital. É uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação.

5) Private Equity: foco em empresas que já estão consolidadas no mercado, quando já possuem alguns milhões em receita. Essa forma de investimento prepara a empresa para sua expansão com possibilidade de abertura de seu capital junto à Bolsa de Valores ou uma operação relevante de M&A.

#bortolozo #direitodigital #advogadadireitodigital #digitallaw #digitalaw #empreendedorismo #empreender #advogadoonline #lgpd #protecaodedados #startups #startjuridico #negocios #advogada #beingboss #beyourownboss #entrepreneurlifestyle