Você enxerga um problema e resolve empreender para solucionar uma dor que parte da população possui. Logo no início da sua startup, validar a ideia é essencial. Caso contrário, a startup pode investir tempo e dinheiro em um produto/serviço que não faz sentido e não terá público consumidor.

Antes de validar a solução, é importante realizar a validação do problema em si. Às vezes, o empreendedor acredita que o problema existe para muitas pessoas, mas, na verdade, esse problema é muito pontual e ele não tem potencial de crescer de forma exponencial.

Existem inúmeros métodos de validação que podem ser utilizados, tal como formulários online e off-line e questionários em redes sociais. O importante é: defina seu publico alvo e pergunte a ele. Cuidado com o viés de confirmação: a tendência é querer confirmar nossas crenças buscando as evidências para tal. Não se engane.

A ideia não foi validada? É o momento de PIVOTAR. Você sabe o que quer dizer esse termo?

Com a validação do problema/ideia, seguimos para validar o produto/serviço da startup. O próximo passo é montar um protótipo do produto/serviço: o famoso MVP.

No próximo post falaremos sobre MVP e pivotagem.

#bortolozo #bortolozoadv #planejamento #lgpd #protecaodedados #investimento #startup #startups #investimentos #investiremstartup #direitodigital #digitallaw #digitalaw #startjuridico #crowdfunding

Privacidade

Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies.

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que inclui um identificador único que é enviado de um servidor da web para o navegador do seu computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado com a internet quando você visita um website. Os cookies e tecnologias similares são amplamente utilizados para assegurar o funcionamento eficiente dos websites e para recolher informações sobre as suas preferências online, tais como o tipo de navegador, o tempo dispendido no website, as páginas visitadas, as preferências de idioma, e outros dados de tráfego anônimos.

Utilizamos os cookies para facilitar a sua navegação, exibir informações de modo mais eficiente, personalizar o conteúdo e para aferir de que modo os nossos visitantes navegam no nosso website.

Nas configurações você poderá escolher as categorias de cookies que pretende ativar ou desativar ao visitar nosso website. No entanto, o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no website e os serviços que podemos oferecer.