Você enxerga um problema e resolve empreender para solucionar uma dor que parte da população possui. Logo no início da sua startup, validar a ideia é essencial. Caso contrário, a startup pode investir tempo e dinheiro em um produto/serviço que não faz sentido e não terá público consumidor.
Antes de validar a solução, é importante realizar a validação do problema em si. Às vezes, o empreendedor acredita que o problema existe para muitas pessoas, mas, na verdade, esse problema é muito pontual e ele não tem potencial de crescer de forma exponencial.
Existem inúmeros métodos de validação que podem ser utilizados, tal como formulários online e off-line e questionários em redes sociais. O importante é: defina seu publico alvo e pergunte a ele. Cuidado com o viés de confirmação: a tendência é querer confirmar nossas crenças buscando as evidências para tal. Não se engane.
A ideia não foi validada? É o momento de PIVOTAR. Você sabe o que quer dizer esse termo?
Com a validação do problema/ideia, seguimos para validar o produto/serviço da startup. O próximo passo é montar um protótipo do produto/serviço: o famoso MVP.
No próximo post falaremos sobre MVP e pivotagem.
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