Se você sempre achou difícil explicar aos seus clientes todos os conceitos jurídicos que se aplicam ao seu negócio, ou se até você mesmo tem dificuldade de entender tudo isso, saiba que isso ficará muito mais fácil com o Legal Design.

O surgimento do conceito de Legal Design levou os escritórios de advocacia a utilizar vários meios para tornar seus serviços cada vez mais adequados aos clientes. De nada adianta trabalhar com a melhor equipe jurídica se você não tem controle e entendimento dos serviços prestados.

Conheça a seguir um pouco mais sobre esta ferramenta incrível, que está revolucionando o mundo da advocacia e a experiência dos empreendedores que precisam utilizar as leis em suas startups.

 

O que é o Legal Design?

O Legal Design vem do processo de resolução de problemas visando a satisfação do consumidor/usuário acima de tudo. É a junção entre o direito, a tecnologia e o design.

O grande objetivo da ferramenta é usar estas 3 áreas em prol do cliente, para que receba uma abordagem pessoal e simplificada.

 

Como funciona o Legal Design?

Para fazer com que a experiência do usuário seja cada vez melhor, o advogado fará o uso de meios tecnológicos e, principalmente, visuais (design), como:

  • uso de infográficos;
  • uso de imagens;
  • linguagem informal e descontraída;
  • apresentações em laudas;
  • investimento em ferramentas gráficas para contratos; e
  • outros recursos que podem auxiliar o usuário em sua experiência.

Podemos ver um grande exemplo dos avanços do Legal Design quando comparamos como eram os “termos de uso” ou “políticas de privacidade” de alguns anos atrás com as mais atuais.

Nesse sentido, é perceptível que a linguagem tem se tornado cada vez mais descomplicada, bem como surgem elementos visuais de forma mais recorrente, que destacam o que realmente importa e traduzem o “juridiquês”.

 

Quais são as vantagens do Legal Design?

Uma coisa é certa: o Legal Design veio para ficar e, inclusive, já está sendo implementado pelas maiores empresas do mundo: Google, Meta e Apple.

Definitivamente, isso não é por acaso, já que não são poucas as vantagens de adotar essa ferramenta na sua startup. Confira alguns dos benefícios:

Deixa seus clientes satisfeitos

Uma vez que o Legal Design faz com que a startup se coloque no lugar dos clientes, entendendo suas demandas e oferecendo um serviço individualizado.

Escutar e entender qual é a demanda específica do cliente, visando sempre desenvolver uma boa comunicação entre as duas partes, também ajuda a aumentar a confiança que seu cliente depositará em você e no seu serviço.

Aumenta o entendimento das leis

Consequentemente, por tornar as leis mais acessíveis e fáceis de entender, o Legal Design aumenta a confiança do usuário na sua startup, já que ele saberá, de fato, com o que está lidando.

Promove inovações e novos serviços:

Como consequência, abre as portas para novos empreendimentos e inovações, como os “contratos criativos” – podem ser até em forma de quadrinhos! O foco é sempre no melhor entendimento do cliente.

 

A sua startup vai ficar de fora?

As grandes empresas e empreendimentos direcionam seus esforços para aprimorar cada vez mais a experiência do usuário. É natural que o direito seja abordado da mesma maneira, com essa nova perspectiva, e a sua startup não pode ficar de fora.

O Bortolozo Advogados é especializado em serviços jurídicos em Direito Digital, proteção de dados e Startups: é a solução perfeita para quem quer elaborar seus termos de uso, política de privacidade de sites e apostar em contratos com o conceito de Legal Design. Entre em contato e traga esse conceito para a sua startup!