10 dicas para não cair em golpes na internet

Muitas das coisas que fazíamos no passado são feitas hoje através da internet. Por exemplo, transações bancárias são realizadas online, assim como basta um clique para comprar roupas, eletrônicos e fazer seu supermercado.

E não é nenhuma novidade que diversos golpes são praticados na rede mundial de computadores e que milhares de pessoas são enganadas todos os dias por fraudadores.

Por isso, compartilhamos aqui 10 dicas para evitar essas armadilhas:

  1. Antes de realizar qualquer transação com seu cartão de crédito, verifique se o site é seguro (muitas vezes o seu próprio dispositivo eletrônico alertará) e se o site que está acessando é o verdadeiro. Ainda, a maioria dos bancos disponibiliza o “cartão virtual”. É gerado um número temporário e que será utilizado somente uma vez.
  2. Só efetue compras em sites conhecidos e bem avaliados. Você pode pesquisar no Reclame Aqui ou jogar o site no Google mesmo. Super fácil.

    3. É comum a promessa de empregos nas redes sociais e essas vagas podem ser falsas. O fraudador normalmente solicita valores para participar do processo seletivo. Desconfie e pesquise no site oficial da empresa se a oportunidade realmente existe.

    4. Se você adquiriu um domínio pelo Registro. br ou registrou uma marca no INPI, é normal receber um boleto em seu e-mail, mas CUIDADO! Você deve verificar junto a essas instituições antes de pagá-lo.

    5. Se receber boletos em seu e-mail ou através de SMS, contate seu banco ou a empresa que o emitiu para verificar se o boleto é verdadeiro. Normalmente os fraudadores enviam um e-mail dizendo que você recebeu um desconto, com o boleto anexo. Se você pagar, o dinheiro vai direto para os fraudadores.

    6. A clonagem de Whatsapp é um golpe que está cada vez mais comum. Normalmente acontece com quem está vendendo algum produto em sites de vendas. O fraudador obtém o número do seu celular pela própria plataforma de vendas e entra em contato dizendo que há alguma irregularidade no anúncio, se passando pela plataforma de vendas. Em seguida, o golpista diz que foi enviado um SMS com um código e você deve envia-lo de volta para ele. Na verdade, o que você enviará ao fraudador é o PIN para acesso ao seu WhatsApp.

    7. Se receber um e-mail do banco solicitando suas informações bancárias (especialmente a senha), verifique se o site que for direcionado é verdadeiro e seguro. Os fraudadores conseguem copiar com maestria o site original! O site de instituições financeiras sempre usa SSL, aquele cadeado que aparece no navegador.

    8. Não clique em e-mails de instituições financeiras que pedem atualização de seus dados, também é Spam.

    9. Desconfie de ofertas de empréstimo online com valor muito abaixo do mercado, contatos via WhatsApp e pedidos de depósito de dinheiro em contas de pessoas físicas!

    10. Cuidado com os romances na internet. Sim, os golpes chegaram nos namoros. É muito comum conhecer pessoas através das redes sociais, mas ali pode morar um perigo. A prática se chama scam amoroso e a vítima é seduzida pelo fraudador, chegando a enviar altos valores em dinheiro ao golpista.

    Se cair em um golpe, procure imediatamente um advogado e as autoridades policiais. Atualmente o Brasil conta com diversas Delegacias especializadas em crimes digitais!